PASSAGEM DE CARGO
Força Aérea Brasileira realiza transmissão de cargo no COPE
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta sexta-feira (08/08), a cerimônia militar de transmissão do cargo de Chefe do Centro de Operações Espaciais (COPE) do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e a despedida do Brigadeiro do Ar Alessandro Cramer do serviço ativo. O evento ocorreu no Pátio de Solenidades da Base Aérea de Brasília (BABR) e foi presidido pelo Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi.
Durante a solenidade, foi oficializada a passagem do cargo do Brigadeiro do Ar Alessandro Cramer para o Brigadeiro do Ar Sandro Bernardon. A programação incluiu a leitura dos Decretos Presidenciais de exoneração e nomeação, seguida das declarações solenes de entrega e assunção do cargo, e posterior troca de continências.
Em seguida, a tropa foi apresentada e a trajetória do Brigadeiro Bernardon foi destacada na leitura de sua síntese biográfica, ressaltando sua formação acadêmica, cursos operacionais e cargos de relevância na Força Aérea Brasileira.
Ao se pronunciar, o Comandante de Operações Aeroespaciais destacou a confiança depositada no novo Chefe do COPE e prestou homenagem à trajetória do Brigadeiro Cramer. “Nesta solene ocasião, damos as boas-vindas ao Brigadeiro Sandro Bernardon, que passa a liderar esta organização estratégica com a competência e a dedicação que lhe são peculiares. Sua trajetória o preparou para este momento e você possui todos os atributos e qualidades necessárias para enfrentar os desafios que se impõem às futuras ações no domínio espacial. Sua liderança certamente contribuirá para novas conquistas do Centro de Operações Espaciais”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Barbacovi.
A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares, familiares e convidados.
Despedida do Brigadeiro do Ar Alessandro Cramer
A solenidade também marcou a despedida do Brigadeiro do Ar Alessandro Cramer do serviço ativo, após 35 anos de dedicação à Força Aérea Brasileira. Natural de Curitiba (PR), ingressou na FAB em 1990, foi declarado Aspirante a Oficial Aviador em 1993 e alcançou o posto de Brigadeiro do Ar em 2021.
Ao longo de sua carreira, exerceu funções de destaque, como Comandante da Ala 12 e da Base Aérea de Santa Cruz, Subcomandante da Base Aérea de Campo Grande, Vice-Chefe do Centro Conjunto de Operações Aeroespaciais e, mais recentemente, Chefe do Centro de Operações Espaciais do COMAE.
Em sua mensagem de despedida, o Oficial-General expressou gratidão à Força Aérea e à família pela trajetória percorrida.
“Sempre trabalhei com pessoas extremamente competentes e dedicadas, que efetivamente amam a profissão, assim como eu amei nos anos em que estive na ativa. Meu sentimento é de alegria por encerrar este ciclo, com a certeza do dever cumprido”, declarou o Brigadeiro Cramer.
Na ocasião, foram prestadas homenagens simbólicas ao militar, incluindo a entrega da insígnia de Brigadeiro do Ar, realizada pelo Capitão Aviador Luiz Gustavo Torresan, seu Ajudante de Ordens no último ano de carreira. A esposa do Brigadeiro Cramer, senhora Paula Roberta Ronconi, também foi homenageada com uma lembrança entregue pela senhora Léa Barbacovi.
A cerimônia foi encerrada com o desfile da tropa em continência ao Brigadeiro Cramer, ao som do Hino dos Aviadores, marcando o reconhecimento pelos anos dedicados à missão de proteger o espaço aéreo brasileiro.
Fotos: Sargentos Müller Marin e Luiz Pereira/ CECOMSAER